Página Inicial‎ > ‎

Perguntas

Respostas das principais dúvidas.
Pergunta: Do que trata a  LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 ?
Resposta ATEL-RJ: Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências.

Pergunta : Boa tarde ! Bom, Faço curso de técnico em mecânica industrial e por sinal ja estou concluindo o mesmo, porém estou um pouco preocupado em relação ao estágio, pois trabalho no hospital da minha cidade e não posso dispor do tempo necessário para faze-lo, é possível conseguir o Crea sem precisar fazer o estágio?
Resposta ATEL-RJ: O estágio é parte integrante do curso técnico. voce não informou em que função trabalha no hospital (Se trabalhar na parte técnica, pode ser mais fácil conseguir um estágio no mesmo hospital, pois com certeza existe parte técnica para isso).

Pergunta: Gostaria de verificar se podem me ajudar com a dúvida abaixo: 
Um técnico em eletrônica com CREA ativo será contratado por uma empresa para fazer atendimentos técnicos em equipamentos médicos e odontológicos. A empresa inicialmente disse que a contratação seria pelo sindicato SINDIMETAL (Sindicato dos metalúrgicos do RJ), após muitos questionamentos do funcionário, disseram que a contratação seria pelo piso salarial dos técnicos da Lei Estadual 5950_2011, neste caso ele não ficará atrelado a nenhum sindicato, isso está correto?O técnico já trabalhou em outra empresa anteriormente que era pelo sindicato SINTEC RJ. Desde já agradeço a ajuda :Att,Bruna Tel.: (21) 2394 XXXX.
RespostaATEL-RJ: A contratação é feita pela Empresa normalmente.Não tem nada a ver com o Sindicato. A sua dúvida é talvez em caso de demissão, onde seria homologada a rescisão, ou seja: no sindicato majoritário ou no sindicato específico da categoria.No caso dos Técnicos Industriais é no Sindicato da categoria (Sintec-RJ). Quanto ao salário, evite dores de cabeça, aplicando o piso especifico da categoria. Se for aplicado o piso do sindicato majoritário, terás um valor muito menor. Se queres um bom profissional deves pagar o justo valor.

Pergunta: "Boa noite, gostaria de saber onde encontro a listagem dos documentos necessários para obter o meu crea " (Fabio)
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Pergunta: Aposentado, 62 anos e sem exercer atividade profissional desde agosto de 2009.
Como proceder para suspender temporariamente meu registro (não efetuar pagamento da anuidade).
Data venc. pagamento 31/03/12. Se aprovado, posso continuar utilizando minha carteira (Crea) como documento de identidade?
Respostas : Dar entrada com o pedido no CREA e pedir a suspensão do Registro. Não poderá usar a carteira, pois deverá ser entregue no ato da suspensão.baixe o formulário no link: https://sites.google.com/a/atelrj.org/www/crea-rj-servicos/andamento-processual

Pergunta :Bom dia, gostaria de uma ajuda pois estou meio perdido a quem perguntar.
Terminei meu técnico de Automação Industrial, porém trabalho em uma empresa de eletrônica, como está dificil encontrar um estágio para Automação, meu patrão assinou meu estágio, porém como disse anteriormente é Eletrônica, apenas um braço da Automação, preciso fazer um relatório sobre qual a função que eu desempenhei durante meu "estágio'  para dar entrada no CREA, será que consigo tirar o CREA DE AUTOMAÇÃO tendo um Estágio de Eletrônica?   e posso trabalhar com Eletrônica tendo o CREA de Automação? desde já muito obrigado!
Resposta ATEL-RJ: A sua relação de estágio é com a Escola Técnica. O CREA-RJ somente faz o registro após a sua formação. Portanto o relatorio de estagio deve ser entregue na escola que fornecerá o seu histórico escolar conforme as matérias cursadas.

Pergunta: O CREA DA ASSISTENCIA JURIDICA TRABALHISTA PARA ENGENHEIRO DE EMPRESA PARTICULAR ?. (Décio)
Resposta ATEL-RJ: Prezado, o CREA-RJ, não dá assistencia Jurídica .  Para seguro de responsbilidade Civil, pode acessar o site das MUTUA . www.mutua.com.br

Pergunta :Boa Tarde, gostaria de saber como devo proceder para retirar o registro do crea com aquela prova que pode ser feita quando você tem mais de 5 anos profissião na area?TT.:Matheus
Resposta ATEL-RJ: A secretaria de Educaçao nao esta mais realizando a prova. 
Se desejar, indicaremos uma instituição para fazer o pós medio.Preencha a ficha que curso gostaria de fazer.

Pergunta: Trabalho na área mecânica, tenho cursos técnicos. Estou precisando adquirir o Crea e quero saber o procedimento correto quanto a isto.

Desde já agradeço.

Resposta ATEL-RJ :Acesse o Link     http://www.atelrj.org/crea-rj-servicos/andamento-processual  e acesse o item primeiro registroj

Pergunta: Olaá, sou carlos alberto de oliveira ..formaçao  técnico em eletrônica com registro no CREA  confea. Eu queria  saber se tem como e onde fazer uma prova para adquirir o CREA  em eletrotécnico  ..eu trabalho como eletricista em uma empresa.                                                                                                              Resposta ATEL-RJ:  basta solicitar a carta de encaminhamento.


Pergunta: Formei-me em de Maio do ano de 1981 em Habilitação Básica em Eletricidade no Colégio Estadual Luiz Reid, situado em Macaé, solicito saber se a minha formação em Habilitação Básica em Eletricidade, corresponde a formação em área Técnica em Eletricidade, bem como orientação de como regularizar essa situação junto ao MEC e Conselhos. Solicito ainda saber se a mesma na época me habilitaria para atuar como Técnico, e caso seja considerado formação em área Técnica, em qual Conselho de Classe minha formação se enquadraria?                                                                                                                                                                                  Resposta ATEL-RJ: O título do curso em referência é de Habilitação Básica em Eletricidade, e não corresponde ao de Técnico em Eletricidade. Em sua descrição, não é informado se você fez estágio e não sabemos a carga carga horária do curso. Se for curso técnico, o registro deverá ser feito no CREA-RJ. Sugerimos levar cópias de seus diplomas e certificados na inspetoria do CREA-RJ e Macaé para análise.

Relação de inspetorias - Aqui voce consulta o endereço de todas as inspetorias do Crea-RJ.
 

Pergunta: Tenho 1300hs do curso de mecanica de máquinas industriais e outros , porém foi realizado na Marinha do Brasil de 2000 à 2001, não possuo registro no CREA e gostaria de te-lo . Por favor , mande informações para meu email . 

Resposta ATEL-RJ: Analisando os documentos enviados, esclarecemos que não correspondem ao Curso de Técnico de Nível Médio.


Pergunta: Boa noite, desculpe minha ignorância sobre o assunto mas vai a pergunta: Estou pleiteando uma vaga em uma empresa de TV a qual, a mesma pede algum curso que forneça o registro no crea. Gostaria de saber quais são os cursos que dão o registro, os locais, preços, turmas etc, por favor. Aguardo retorno, obrigado.

Resposta ATEL-RJ: Você pode verificar no item convênios educação , escolas técnicas.


Pergunta: Informo que no dia de hoje procurei a Inspetoria do CREA-RJ em Macaé, com todos os documentos para solicitar o Requerimento de Registro de Profissional - RP.  Ao entregar o Certificado a atendente informou ,que eu não poderia dar entrada na solicitação do CREA - RJ. Informou  que o Colégio no qual estudei não está cadastrado no CREA.Por favor aguardo informação se tenho ou  não direito de requerer o registro no CREA , e como devo proceder. Certos do entendimento e no aguardo.

Resposta ATEL-RJ - Atenção, o RP, pode ser "baixado" diretamente no Link do Serviços Crea em nossa página.Você tem o direito de fazer o registro no CREA. Junte os seus documentos, compareça a Escola e explique a situação, a escola deve fazer o cadastro no CREA-RJ, pois não é possivel o registro do profissional sem o cadastro da Escola.


Pergunta:  Gostaria de saber qual a média salarial para um técnico de segurança para uma empresa de médio-grande porte no RJ.Obrigado!

Resposta ATEL-RJ - O valor inicial está  na faixa de  R$ 2.200,00. O valor médio esta na faixa de 3.600,00

Pergunta: TENHO A NECESSIDADE DE EFETUAR ATUALIZAÇÃO DE MINHA ANUIDADE JUNTO AO CREA, PARA TANTO INFORMO MEU Nº DE REGISTRO. POR FAVOR ME INFORME TAMBEM A FORMA DE PAGAMENTO.

Resposta ATEL-RJ - Voce pode se cadastar no portal do CREA-RJ, para verificar as pendências , ou se preferir, compareça a uma das inspetorias acesse o link :

 http://www.atelrj.org/crea-rj-servicos , ir  até o link  inspetorias.


Pergunta: Existe um curso específico para topografia? Onde? Caso não, o que devo fazer? Tenho 18 anos e gostaria desta orientação desta entidade. Obrigado.

Resposta ATEL-RJ: Prezado, é uma importante área e muito requisitado pelas empresas. Existem vários cursos livres. Pela sua idade, interessante seria fazer um curso em Técnico em Edificações, depois se especializar na área.   


Pergunta: Por favor gostaria de obter  informação, sobre como inscrever meu neto para vaga em uma escola.                                                                          Resposta ATEL –RJ:  O Seu neto poderá ser beneficiado com Bolsa Educacional da ATEL-RJ numa Escola, Colégio ou Universidade conveniada à ATEL-RJ, desde que seja seu dependente (comprovado legalmente). Neste caso, o Senhor deverá enviar documentação comprobatória de dependência do seu neto, através de arquivo digitalizado (escaneado)  para o nosso e-mail: atendimento@atelrj.org para nossa análise. Posteriormente, após nossa resposta quanto à validade da documentação enviada, o Senhor deverá realizar filiação à ATEL-RJ, preenchendo a ficha no site através do link http://www.atelrj.org/home/filiacao/filiacao . Após filiação concluída, o Senhor deverá acessar o link http://www.atelrj.org/formularios e preencher o formulário de pedido de carta de encaminhamento educacional para o seu neto, conforme Instituição educacional conveniada. Agradecemos o contato.


Pergunta: Prezados, Formei-me em de Maio do ano de 1979 em Habilitação Básica em Eletricidade no Colégio Estadual Luiz Reid, situado em Macaé, solicito saber se a minha formação em Habilitação Básica em Eletricidade, corresponde a formação em área Técnica em Eletricidade, bem como orientação de como regularizar essa situação junto ao MEC e Conselhos. Solicito ainda saber se a mesma na época me habilitaria para atuar como Técnica, e caso seja considerado formação em área Técnica, em qual Conselho de Classe minha formação se enquadraria?                                                                                                                                                                         Resposta ATEL-RJ: O título do curso em referência é de Habilitação Básica em Eletricidade, e não corresponde ao de Técnico em Eletricidade. Em sua descrição, não é informado se você fez estágio e não sabemos a carga carga horária do curso. Se for curso técnico, o registro deverá ser feito no CREA-RJ.  Para melhor análise, enviar copia do documento em pdf para atendimento@atelrj.org
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pergunta - Prezados, ! Obrigada pela resposta . Conforme solicitado segue o anexo do certificado do 2º GRAU para melhor análise.                                              Resposta  ATEL-RJ: O certificado apresentado é de 2º e as matérias concluídas  com as respectivas cargas horárias, são equivalentes ao de Técnico em Eletricidade. Acessar o link: http://www.atelrj.org/crea-rj-servicos, ir ao item Registro de Profissional Diplomado no País - Primeiro Registro, preencher o formulário e verificar os documentos necessários para dar entrada no CREA-RJ. Pode ser na inspetoria de Macaé .Endereço: Rua Dr.Bueno,308 - Imbetiba  CEP: 27913-190 - Telefones: (22) 2762-9550, telefone e fax da Inspetoria  (22) 2772-4758, Email: macae@crea-rj.org.br - Horário de Atendimento: 09h às 17h30. 


Pergunta: Senhores, Gostaria de saber se o decreto 90922/85 está sendo respeitado pelo CREA-RJ. Pelo que fiquei sabendo de alguns colegas, para se fazer valer do direito só entrando com um mandado de segurança, pois o CREA-RJ só esta aceitando projetos com demanda de até 70 KVA.
Resposta ATEL-RJ: A Câmara Elétrica do Crea-RJ, analisa cada caso individualmente,(embora não concordamos, pois o decreto é lei), Você pode protocolar solicitação com cópia de todos os documentos que comprovem a sua experiência profissional e os cursos realizados com as respectivas cargas horárias e disciplinas.
Comments